sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

CUIDADOS COM OS CABELOS




Primeiro, avalie seu conhecimento sobre o assunto respondendo as perguntas:
1. A alimentação pouco interfere no crescimento dos fios?
- VERDADEIRO
- FALSO
2. Um cardápio rico nos minerais ferro, cobre e zinco ajuda a fortalecer o cabelo?
- VERDADEIRO
- FALSO
3. O couro cabeludo mal cuidado e oleoso dificulta o processo de crescimento?
- VERDADEIRO
- FALSO
4. Quando o cabelo cresce, é melhor “fugir da tesoura”?
- VERDADEIRO
- FALSO
5. A hidratação dos fios faz a diferença no crescimento do cabelo?
- VERDADEIRO
- FALSO
6. Cabelo solto é aliado do cabelo comprido?
- VERDADEIRO
- FALSO
7. O shampoo precisa ser específico para fazer o cabelo crescer?
- VERDADEIRO
- FALSO
8. Existe tratamento para fazer o cabelo crescer?
- VERDADEIRO
- FALSO
9. Um cabelo bem tratado chega a crescer 2 centímetros por mês?
- VERDADEIRO
- FALSO
10. O tipo do cabelo interfere na quantidade do crescimento dos fios?
- VERDADEIRO
- FALSO


Agora confira as respostas e comentários:
1. FALSO. Os cabelos são compostos por proteína, queratina, lipídeos, ceramidas, açúcares, mucina e minerais. Para repor estas substâncias é necessário manter uma alimentação balanceada com proteínas,  gorduras polinsaturadas e todos os alimentos cujos nutrientes acabam usados na construção das fibras capilares.
2. VERDADEIRO. Estes minerais também compôem as fibras capilares e dão força ao crescimento.
Boas fontes:
Cobre: nozes, castanhas e ostras.
Ferro: fígado, gérmen de trigo, amêndoas, passas, feijão, lentilha e folhas escuras.
Zinco: Carnes, gérmen de trigo, levedo de cerveja, ostras, nozes, gema de ovo e óleo de linhaça.
3VERDADEIRO. Varie sempre o shampoo e o condicionador,  e use um shampoo de limpeza profunda (uma vez por semana ou a cada 15 dias) para retirar excesso de químicas, sujeira e oleosidade para o couro cabeludo respirar melhor. As impurezas obstruem os poros, impedindo que novos fios saiam. Lave o cabelo com shampoo de jaborandi que estimula a circulação do couro cabeludo, mas em excesso resseca os fios, use-o uma vez por semana. Evite a água muito quente!
4. FALSO. Mantenha as pontas sempre aparadas e não espere que se abram para poder cortar, pois isso enfraquece os fios.
5. VERDADEIRO. O crescimento fica prejudicado quando os fios estão ressecados, quebradiços e enfraquecidos. Mantenha o cabelo sempre hidratado, usando frequentemente uma boa máscara capilar (em casa ou no salão). Cuide das camadas de queratina; se estiverem comprometidas por químicas, faça uma cauterização.
6. VERDADEIRO. Deixe o cabelo respirar. Quando ele vive abafado em lenços, bonés, rabos ou coques, molhado, os fungos podem proliferar e os fios podem ficar quebradiços, o couro cabeludo com caspa, dificultando o crescimento.
7. FALSO. O shampoo em si interfere muitopouco. De qualquer forma, se você quiser investir em fórmulas específicas, prefira as com óleos essenciais, nicotilatos ou cálcio.
Ao lavar, faça uma massagem vigorosa no couro cabeludo com as pontas dos dedos e não, as unhas. Isso estimula bastante o crescimento.
8.VERDADEIRO. Uma pessoa com queda de cabelo não tem necessariamente problema com o crescimento dos fios. Porém, há casos em que os dois problemas coincidem; mas, isso não é regra.
O tratamento para os fios voltarem a crescer inclui, além de loções específicas, boa alimentação e a correção de alterações hormonais, quando é o caso. Em geral, após 3 meses de cuidados, já é possível perceber os primeiros resultados.
9. VERDADEIRO. Contornando-se alguns “inimigos”, que insistem em agredir os fios: poluição, sol, vento, chuva, ar condicionado, cloro da piscina, sal do mar, tratamentos químicos fortes, tinturas permanentes, descolorações, alimentação inadequada por regimes rigorosos e falta de hidratação, e se você for assídua com seus cuidados, em pouco tempo, mudanças positivas ocorrerão no seu cabelo. Desso modo, fica mais fácil ele crescer 2 centímetros por mês.
10. FALSO. Todo cabelo pode crescer igual, independente do tipo da textura dos fios. O que acontece é que o crescimento pode ser mais ou menos notável. Isso significa que é mais difícil percebê-lo em um cabelo crespo ou ondulado. O cabelo liso, por exemplo, cresce apenas para baixo, sem fazer voltas, ficando mais fácil perceber o tão desejado crescimento.


CUIDADOS ESPECIAIS:

Além dos cuidados básicos necessários  para manter o cabelo mais saudávele, portanto, mais aptos a crescerem rapidamente, são necessários alguns procedimentos específicos:
- Se o objetivo é fazer o cabelo crescer mais depressa, é interessante buscar produtos com marcas que contenham vários princípios ativos e extratos naturais e orgânicos, como plantas, vitaminas, raízes e frutas.
- Não dá para avaliar produtos sem experimentá-los, no mínino, 3 vezes. Alguns resultados, dependendo da condição dos fios, leva algum tempo para aparecer.
- Com o organismo funcionando adequadamente – inclusive o intestino – o resultado positivo é visível nos fios.
- A prática regular de atividades físicas, especialmente, exercícios aeróbicos, ajuda a manter o corpo funcionando bem, melhorando a aparência da pele e do cabelo.
- Dormir com qualidade e no mínimo, 5 horas por noite, é crucial. Aqueles que dormem pouco podem sentir mais estresse; portanto, cuidado!
- As vitaminas A, C, E, F e Zinco são ótimos aliados para o crescimento dos fios. Porém, ao invés de colocar algumas cápsulas no seu shampoo, prefira ingeri-las. Para isso, procure um médico que saberá avaliar a quantidade exata e adequada para cada caso.
- Cabelo com brilho é sinal de beleza e saúde. Busque essa condição!
O primeiro sinal de um cabelo mal tratado ou sem vida é justamente a falta de brilho. Portanto, insista nisso!
.
Se com todas essas dicas, você ainda quiser tentar “algo diferente”, aprendi com uma cabeleireira que conheço a muitos anos “uma simpatia” para fazer o cabelo crescer…
Como trata-se de um procedimento simples e natural, que não pode fazer mal, decidi contar…
Prepare uma infusão com capim gordura em 1 litro e meio de água. Não ferva a água junto com a erva. Primeiro ferva a água e só depois coloque o capim.
Quando lavar o cabelo, use a infusão – morna – no último enxágue.  Repita toda semana…